Toante em Cibermotion – versão 3 – módulo pequeno

postado em: Blog | 0

Técnica: Instalação computacional multimídia interativa
Autores: Maria Luiza Fragoso (coordenação) e Grupo Rede 2009: Adriana Lopes (UnB/PIBIC), Anibal Diniz (UnB/PIBEX), Dennys Mitihey Ando (UFRJ/PIBIAC), Jean-Marc Billard (UFRJ/PIBIC), Jackson Vieira (UnB/PIBIC), Josinaldo da Silva (UnB), Victor Valentim (UnB/PIBEX), Sully Ceccopieri (UFRJ) – grupo de pesquisa Arte e Tecnologia – Redes Transculturais em Multimídia e Telemática (CNPq)

Exposição Arte-Ciência-Tecnologia PROFITECS UFSM -RS 2013
Exposição Arte-Ciência-Tecnologia PROFITECS UFSM -RS 2013

Especificações técnicas e equipamentos necessários:
Abertura: Hardware – sistema computacional multimídia, 01 projetor multimídia, caixas de som – sala escura ou penumbra, área mínima de 4 m2

 

Toante em Cibermotion é uma instalação multimídia interativa criada em três etapas: a captura das imagens durante pesquisa de campo junto ao povo Potiguara, Paraíba; seleção e edição das imagens editadas e animadas em photomotion; e por fim, concepção e montagem de instalação multimídia interativa. A instalação foi projetada para experimentar as possibilidades de interação utilizando placas Arduino com sensores atuando em Pure Data. A concepção visual está calcada na construção das imagens em camadas que cria a sensação de profundidade e movimento. A sensação de profundidade das fotos em movimento é reforçada na montagem das projeções, também em camadas, sobre laminados impressos com retículas coloridas. A sensação é de leveza, de múltiplos planos e de movimentos sincronizados variados. Buscamos nessas experimentações provocar deslocamentos de espaço e de tempo ao dialogar com o universo simbólico e mítico da cultura Potiguara reforçando elementos ritualísticos tradicionais. O diálogo é proposto de forma sutil e metafórica. O publico poderá interagir com as imagens e sons também de forma sutil e metafórica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *