SET – 2012/1 – Gimena De Mello

postado em: Arquivo | 1

Estaremos dando início ao ciclo de seminários SET – Seminário Exploratório Transdisciplinar -2012/1, organizados pelo NANO-UFRJ.

Trata-se de um seminário aberto ao público, que se realizará uma vez ao mês, tendo início neste dia 22 de março de 2012.

Seminarista:
Gimena De Mello

Título: A transmutação do estado do corpo cotidiano para o estado do corpo cênico no artista e no publico. A partilha do código expressivo que emerge dessa transmutação.

É possível pensar a cena como o espaço no qual o artista divide com o público o sistema de códigos pelo qual transmuta sua presença para além do cotidiano? Indo um pouco mais longe, é possível que essa transmutação de presença seja assimilada pelo público ao ponto dele sentir o desejo de interferir na criação da cena?

O projeto trata da montagem de um trabalho que se localiza no limiar entre a obra cênica e a situação de performance para pesquisar uma forma de autoria dividida com a plateia. A ideia é criar uma cena que é inicialmente roteirizada pela artista e que em algum momento passa para as mãos da plateia. Assim, a partir desse momento a responsabilidade criativa já não seria somente da artista, e sim de um desejo coletivo de criação de linguagem.

Bibliografia de apoio (clique para baixar pdf)

Vilém Flusser. O mundo codificado. Capitulo : Forma e Material

Nicolas Bourriaud. Estética Relacional. Capítulo: A obra de arte como objeto parcial.

Local: Espaço laboratorial NANO – Núcleo de Artes e Novos Organismos – UFRJ/EBA/PPGAV
Avenida Pedro Calmon, 550 – sala 618

Prédio da Reitoria – 6º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro/RJ  – Brasil
CEP: 21941-590

Horário: 14 às 16:00

Data: 22/03/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *