S.H.A.S.T. – nova família de apis melífera

postado em: Blog, Processos | 0

Em 2019 o NANO esta retomando o projeto S.H.A.S.T. Este ano iniciamos com uma parceria que vem se consolidando junto ao LAMCE e o LAB3D com o consórcio de laboratórios AI – Ações Inovadoras em Arte, Ciência e Tecnologia.

Os trabalhos iniciam 2019 com a pesquisa de campo e a organização do enxame de abelhas, localizado na Granja Sagrada Família, no distrito de Vargem Alegre, município de Barra do Piraí (RJ). Os apicultores e produtores orgânicos Pablo H. A. Figueiredo e Gabriela (Gabi) M. Teixeira , fizeram a mudança do enxame de uma caixa ninho que foi usada para a captura, para outra completa com quadros de cera nova para que a família (de abelhas) tenha um local limpo e organizado e posa se desenvolver. 

Nesse processo a abelha rainha foi transferida para a caixa ninho nova e isolada da caixa antiga. Na caixa antiga permaneceram os quadros com as crias e o mel. Essas crias vão levar até 21 dias para nascerem e se tornarem membros da família.

Nesse meio tempo, as operárias vão criar o ambiente na caixa nova para que a abelha rainha possa colocar novas crias. Após 21 dias, poderemos remover a caixa antiga pois não estaremos colocando em risco as novas abelhas, e no lugar desta colocar uma caixa melgueira, para a produção de mais mel.  Esse processo é necessário para que tenhamos um enxame saudável e dessa forma instaurar um sistema de monitoramento numa família ativa e em desenvolvimento. Nosso próximo passo será deslocar a colmeia para um local onde teremos acesso a rede wi-fi e a rede elétrica dentro da propriedade. Isso somente depois de 21 dias desde a data de hoje.

Postamos aqui algumas fotografias que registram a captura do enxame em 2018, e o processo realizado dia 31 de março para a adequação da instalação do enxame.  Estamos chamando esta família de ALFA.  O trabalho correu muito bem, as abelhas estavam muito mansas e permitiram uma troca tranquila de caixas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *