Rio Branco

postado em: Agenda, Arquivo, Blog | 0

Utilizando-se das águas metafóricas do Rio Branco, a avenida Rio Branco, que é um dos mais importantes eixos do centro empresarial da cidade, constitui palco para a performance e interação do grupo em torno da ação dançante de Lara Seidler. Lara desenvolveu uma achão de interação com os elementos fixos da rua (calçadas, mobiliário urbano, sinalização), os objetos temporários (andaimes, painéis publicitários, canteiros de obras) e os fluxos concretos (pedestres e veículos) e subjetivos, caracterizados pela reação espontânea e imprevisível da audiência em movimento no espaço público da cidade.

O trabalho possuía um trajeto preliminar programado e um estímulo sonoro criado pelo músico e artista visual Marcelo Wasen para auxiliar o trabalho corporal da dançarina. Todas as alterações de ritmo nesse ‘ballet urbano’, os pontos de inflexão da performance, as paradas, os momentos de ativação e desativação coreográficos, a interação com os fixos e fluxos foram consequências de um processo aberto e relacional entre o lugar, o grupo, a audiência e a dançarina.

A performance foi transmitida em tempo real via USTREAM do grupo com interação de internautas. Leonardo Galvão criou QRCodes que foram impressos e adesivados sobre a roupa da dançarina que também distribuiu adesivos pelo seu trajeto. Estes foram criados com animações em 3D que podiam ser visualizadas pela transmissão on line e por celulares ou netbooks no local durante a performance.

Participaram do evento a dançarina Lara Seidler, o músico e artista visual Marcelo Wasem, o vídeo artista Leonardo Galvão, o diretor de cena Leonel Brum e o designer em computação gráfica Mano Vianna, todos alunos de Mestrado e Doutorado da Pós- Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA/UFRJ), sob a coordenação da professora e artista multimídia Dra. Maria Luiza Fragoso. Possuía também a colaboração de Antonieta Acosta, dançarina e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF (PPGCA-UFF) e da arquiteta Andressa Martinez, doutoranda em Urbanismo pelo PROURB-FAU/UFRJ.

GRUPO A.C.H.o – 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *