ReBAMbolation

postado em: Agenda, Arquivo, Blog | 0

A ação ReBAMbolation propôs a inserção do Campo de Bambolês em dois locais e horários diferentes no Rio de Janeiro, Lapa 22h e Largo da Carioca 14h. Tratou-se de oferecer ao espaço diversos desses objetos ‘bambolês’, comuns ou customizados, disponíveis para possíveis interações. O Campo de Bambolês gera intervenções de diferentes tonalidades e intencionalidades, a partir do momento em que os bambolês são carregados na rua, proporcionando diferentes graus de intervenção no espaço urbano.

No caso da ação ReBAMbolation houve também a apropriação musical da canção “rebolation”, remixada, por Marcelo Wasem, que se torna “re(bam)bolation” através da aplicação da desconstrução musical e de fragmentos em camadas sonoras. É aplicado um conjunto de efeitos sonoros (eco, delay, distorção, inversão) nos fragmentos da canção. Ênfases rítmicas são copiadas e dispostas isoladamente em outros momentos da remixagem. Durante a ação no Largo da Carioca, a música foi tocada numa banca de jornal bem próxima, criando uma atmosfera compositiva. Na lapa, a performance foi transmitida em tempo real pelo USTREAM do grupo.

Participaram do evento a dançarina Lara Seidler, o músico e artista visual Marcelo Wasem, o designer em computação gráfica Mano Vianna, os artistas Leonel Brum, Jorge Soledar, Leonardo Galvão, Mariana Novaes, Mauro Fainguelernt e Paula Scamparini todos alunos de Mestrado e Doutorado da Pós- Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA/UFRJ), sob coordenação da professora e artista multimídia Dra. Maria Luiza Fragoso.

Possuía também a colaboração da arquiteta Andressa Martinez, doutoranda em Urbanismo pelo PROURB-FAU/UFRJ.

GRUPO A.C.H.o – 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *