Projeto Bot_anic – motorshield

postado em: Blog, Processos | 0

O projeto Bot_anic, (Bot derivando de robô) dá sequência a pesquisa de monitoramento sensível de plantas usando um medidor de respostas galvânicas adaptado para folhas vegetais (ver o projeto “Breathing“). Em Bot_anic resolvi criar um shield para arduino através do qual posso monitor variações de condutância em duas folhas distintas. Isso me dá a possibilidade de analisar a diferença de sinais entre as duas folhas e usar esse sentido paar direcionar o movimento de um pequeno robô que carrega a planta.  Ao todo o projeto consiste de 3 etapas: montagem de um motor shield para arduino, responsável pelo controle de dois motores DC de baixa potência, montagem do meu plantshield customizado (monitoramento das folhas), montagem de uma estrutura robótica para transportar a planta.

Iniciando a montagem do motorshield

O motorshield estava empacotado desde minha volta da Inglaterra,esperando o momento desse projeto sair da gaveta. Quando criei Breathing em 2008 já vinha trabalhando no que chamava “Plant System”, uma série de interfaces com plantas, entre elas o módulo de transporte. A versão inglesa era mais ou menos como abaixo:

Montei a primeira versão do controle de motores usando uma H-bridge, que esquentava bastante. Tudo muito artesanal, feito na protoboard com fios para todos lados. O chip era o L293D. Funcionou, mas precisava de ajustes e tempo, que me faltava muito devido ao doutorado.

 

Resolvi para a versão atual trabalhar com um motor shield comercial. Comprei o kit e montei. Veja a sequência abaixo:

           

Ver os outros posts em “processos“.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *