Como Instalar múltiplas versões do Node.js no Linux com NVM

postado em: Blog | 0

O Node.js é uma plataforma baseada em JavaScript muito versátil, utilizada para servidores, aplicativos móveis  e até websites, com relativa simplicidade no desenvolvimento. Neste tutorial, você aprenderá a configurar o node.js em um ambiente Linux, como um computador com Ubuntu ou uma Raspberry Pi. Para instalações em outras plataformas, confira este link (em inglês).

Caso você não saiba o que é Node.js, confira este link.

 

NVM

Para a instalação, vamos usar o nvm Node Version Manager (Gerenciador de Versões do Node).  O nvm é uma ferramenta oficial do Node.js que permite instalar varias versões diferentes paralelas, isso nos permite rodar diversos códigos de repositórios diferentes que usem diferentes versões do Node de forma simples e compatível. Além disso, a instalação normal do Node.js é ainda mais simples, mesmo com uma só versão. Além disso, se você usa node.js constantemente, é essencial usar o nvm para gerenciar multiplos projetos, principalmente na hora de clonar repositórios de exemplo ou teste.

Para isso, basta seguir o passo a passo.

 

Instalação

1. Abra o terminal. Primeiro, vamos baixar e executar o script oficial de instalação com:

O comando acima vai instalar automaticamente o nvm.

 

2. Feche e abra novamente o terminal para atualizar os comandos. Ao abrir novamente, o comando nvm estará disponível.

 

3. Em seguida, queremos instalar a versão mais recente do Node.js usando:

Alternativamente, caso queira usar uma versão específica, basta substituir “node” pela versão desejada.

 

4. Para ver qual versão do Node você está usando, digite:

 

Execução

1. Para usar o node alternando entre as diferentes versões, execute o comando abaixo, substituindo o 4.2 pela versão adequada:

E você verá, após alguns segundos, uma mensagem como essa:

Now using node v4.2.6 (npm v2.14.12)

 

3. Após rodar o comando acima, basta usar o comando “node” no terminal para rodar executar qualquer app normalmente.

 

Uma alterativa ao comando acima seria rodar direto em uma versão específica usando:

 

Utilidades

Para automatizar o desenvolvimento e instalação do seu projeto feito com node, pode-se usar um arquivo .nvmrc com especificação da versão.

Para isso, basta criar um arquivo simples, nomeado apenas .nvmrc. Dentro dele, deixe apenas o número da versão a ser usada. Ao entrar no diretório do seu projeto e digitar nvm use, o nvm automaticamente usará a versão especificada.

 

Existem muitos outros comandos interessantes para facilitar o uso do node que substituem os comuns npm start ou npm test. Para uma lista com os comandos disponíveis, use nvm –help. Outras informações úteis também estão disponíveis na página do NVM no GitHub.

Deixe uma resposta