George Rappel

| 0

Graduando em Ciência da Computação na UFRJ e finalizando o curso técnico de Informática no CEFET/RJ. Encontrou na programação não só um trabalho, mas um hobby que o trouxe até aqui. Autodidata em Arduino, desenvolvimento mobile, web e em outras áreas da computação, que somados ao desejo incessante de conhecimento, tem o levado cada vez mais longe.

Focado em Desenvolvimento Back-End e Mobile. http://georgerappel.com

 

Resumo JIC 2016:

O NANO, Núcleo de Arte e Novos Organismos, é um espaço que possui um laboratório multidisciplinar, onde se desenvolve pesquisa sobre a relação tríade entre arte, tecnologia e natureza. O foco em tal relação tornou essencial o desenvolvimento de um sistema que integrasse as obras criadas no laboratório, que, apesar de já possuir um servidor para transferência de dados, buscava uma forma eficiente de interconectar seus projetos na área da telemática. A complexidade da transferencia de áudio e vídeo em tempo real aumenta junto à necessidade de integrar plataformas de software e hardware de diferentes tipos, e de considerar questões como os limites de acesso às redes locais e suas configurações, como ocorre em situações de exposições e performances.

A pesquisa nos campos da programação e da eletrônica investe na geração de soluções para problemas como os acima mencionados, como por exemplo na implementacão de sistemas funcionais para o projeto SHAST – Sistema Habitacional para Abelhas Sem Teto. Neste se faz necessário a captaçao de imagens de vídeo e detecção de movimento de abelhas em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, e a transmissão desses dados para o servidor no laboratório situado no Predio da Reitoria da UFRJ, Ilha do Fundão. Da mesma forma buscam-se soluções para outros projetos do laboratório, como a Telebiosfera, que também envolve captação e transferência audiovisual entre múltiplos usuários em tempo real.

Durante a pesquisa, foram testadas diversas soluções de hardware e suas capacidades para processamento de imagens e transferência em tempo real. Na escolha da linguagem de programação foi necessário considerar simplicidade de implementação, como baixo uso de recursos de hardware e facilidade de configuração, o que permitiria mais eficiência na utilização de hardwares compactos, como computadores de placa única. O atual servidor do laboratório, funcionando como uma ponte, permite adquirir ainda melhores resultados na transferência dos vídeos e dados.