Caroline Aquino

| 0

DESIGN GRÁFICO NA DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS ARTÍSTICOS: CRIAÇÃO DE MANUAIS, MARCAS E MEMORIAIS DE PROJETOS DO NANO

O projeto de pesquisa envolve a aplicação de conceitos relacionados à arte e tecnologia no processo de criação de materiais gráficos para projetos artísticos do Núcleo de Arte e Novos Organismos. Tratando-se de projetos contemporâneos em que a arte é assistida pela tecnologia, a criação de materiais diretamente relacionados a essas obras exige um tratamento e um enfoque diferenciados quando comparados a materiais direcionados a um produto. Esta pesquisa envolve, então, um aprofundamento do que seria esse pensamento visual e esse processo criativo direcionado à projetos artísticos híbridos, tendo como objetivo a criação de composições visuais que mesclem o orgânico natural e o artificial. Através desse aprofundamento, direciono a pesquisa à criação de marcas que identifiquem e componham um perfil visual para esses projetos artísticos do NANO de acordo com o conceito e clima por trás de cada projeto, reconhecendo que cada um possui suas individualidades. Além disso, sempre houve uma preocupação da equipe do laboratório quanto à documentação dos projetos, e descobrimos uma outra necessidade, que seriam materiais -tanto impressos como digitais- que registrassem o conceito, a evolução, o processo de produção e funcionamento dessas obras. Nesta pesquisa será apresentado também o processo de criação de manuais de montagem, manuais de produção, memoriais e apresentações digitais que atendam às necessidades dos projetos e também reúnam de forma objetiva e seletiva o acervo de informações que cada um possui. Será feita uma reflexão da importância desses materiais não apenas relacionada ao registro, mas também sobre como se tornam importantes instrumentos de divulgação e sobre qual a linguagem que atende a cada um desses materiais e ao mesmo tempo se relaciona com a especificidade dos projetos.

Bibliografia

LIMA, Diogo Chagas. Arte em mídias digitais: a linguagem híbrida das obras de Arte em mídias digitais. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA, 10., Brasília, 2011. Anais… Brasília: PPG-Arte Midialab-UnB, 2012. Disponível em:
. Acesso em: 15 jun. 2016.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

COUTO, Rita Maria de Souza. Movimento interdisciplinar de designers brasileiros em busca de educação avançada. 1997. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.