ÂNGELA FERREIRA

| 0

Porto, Portugal  1975

Artista, curadora e investigadora Ângela tem o Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica, pela Escola de Educação da Universidade do Minho de Braga com a tese: o Espelho do Indio: a estética da afetividade no auto-retrato da criança indígena.

É mestre em Multimédia e Novas Tecnologias, com especialização em Fotografia Digital na Utrecht School of Arts, Holanda, sendo Pós-Graduada em Direção Artística pela Escola Superior Artística do Porto e licenciada em Direito pela Universidade do Minho em Braga, Portugal.

É professora adjunta na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia. A sua obra tem sido inserida em várias exposições individuais e colectivas e publicou obras de Fotografia e Texto sobre a Índia portuguesa e sobre os Retratos Pintados dos Índios Brasileiros.

É co-Fundadora do Festival de Fotografia Encontros da Imagem de Braga, tendo sido diretora e curadora das exposições nele integradas de 2013 a 2016. Desde 2010 que atua como investigadora e curadora em festivais da Europa e países latino-americanos, particularmente no Brasil, Uruguay e Colômbia.
Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasile é consultora para a área da Fotografia junto da Secretaria de Estado da cultura do Ceará.

www.angelaberlinde.com