A 8ª edição do Hiperorgânicos - Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo, ocorrerá entre os dias 22 e 27 de maio de 2018. Hiperorgânicos é uma idealização do Núcleo de Arte e Novos Organismos - NANO coordenado pelos pesquisadores e artistas Prof. Dr. Guto Nóbrega e Profa. Dr. Malu Fragoso, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Este ano temos como co-coordenadora convidada a pesquisadora Fabiane M. Borges, proponente do tema “Ancestrofuturismo”. O evento tem uma abordagem artística, investigativa, acadêmica e acontecerá em três momentos diferentes em maio de 2018 da seguinte forma:

22 a 23 - Apresentações selecionadas a partir de chamada aberta no Museu de Astronomia e Observatório Nacional, com a participação de artistas, cientistas, pesquisadores e representantes de culturas ancestrais / tradicionais brasileiras.

24 a 26 – Laboratório Aberto de escopo telemático por meio de servidor de dados para processos artísticos desenvolvidos no Laboratório de Atividades do Amanhã (Museu do Amanhã).

27 - Simpósio Internacional no Museu do Amanhã

Para a edição de 2018, sob o tema Ancestrofuturismo, o Hiperorgânicos busca, através do diálogo e da experimentação artística, criar dispositivos de convergência estrutural entre passado e futuro, afim de ampliar a perspectiva do presente. Para tanto, lançará especial atenção à cultura espacial como forma investigativa de novos modelos e discursos que motivem ações urgentes/emergentes. Reperspectivar nossa natureza sob ângulos das biosferas, do cosmos e das ligações sutis entre o conhecimento ancestral e a mineração de dados, fomentar experimentações artísticas interconectadas, dialógicas, sob a ótica de processos orgânicos e coerentes, inspirar novos processos criativos improváveis na forma de laboratório aberto, são algumas aspirações deste evento.

O evento completo é composto de um encontro com mesas redondas, comunicações, performances e rodas de conversa no MAST, desenvolvimento de processos artísticos na firma de laboratório aberto, oficinas e ações performáticas no Museu do Amanhã, com um simpósio de encerramento.


Para baixar seu certificado de participação, acesse o link do Google Drive abaixo:
Certificados Hiperorgânicos 8


O evento conta com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos.

https://www.holandaevoce.nl/



Comunicações e apresentações artísticas no Museu de Astronomia e Ciências Afins

Data: 22 e 23 de Maio de 2018
Horário: 9:00 às 20:00
Local: MAST - Museu de Astronomia e Observatório Nacional
Rua General Bruce, 586
Bairro Imperial de São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ
http://mast.br/index.php/pt-br/


Áreas subtemáticas gerais:

Transculturalismo; Arte e Antropoceno, (estéticas do fim do mundo ou da adaptação ao problema); Arte e vida fora da Terra, Zero Ponto de Energia (ZPE); Arqueoastronomia (astronomia com dados arqueológicos); Tecnoxamanismo, Animismo ameríndio, Transhumanismo; Multiverso; Afrofuturismo; Cosmovisão, Condomínios espaciais e vida na órbita da Terra; Hiperstição - O papel da ficção noa constituição da realidade; Narrativas ficcionais; Especulação sobre viagens no tempo e outras dimensões; Comunas interplanetárias: utopias, distopias, projetos de sociedade, pós colonização, descolonização; Humanos e os outros (não humanos); Espectrologia; Hiperorganismos; Ontologia e metafísica; Inteligência de Plantas; Hibridismo; Sincronicidade; Arte e Biotelemática; Ciência Espacial disruptiva e Tecnologias DIY; Cultura Espacial; Cultura Allien; Vestíveis e Sonificações.

Apresentação de Trabalhos Científicos e Artísticos

  • Comunicação de 10 a 15 minutos
  • Para formatação do resumo e artigo completo ver normas no endereço: http://www.nano.eba.ufrj.br/hiperorganicos8-regras-formatacao.pdf
  • Apresentações artísticas site-specific nas categorias: performance, instalação, intervenção, projeção, video mapping, escultura sonora e demais categorias voltadas para o ambiente externo do MAST ou observatórios.



Cronograma:


26 de maio

lançamento da chamada

13 de abril

prazo para envio do resumo da comunicação e proposta de Ação Artística (data prorrogada)

14 e 15 de abril

período de avaliação das propostas ( datas prorrogadas )

16 de abril

publicação do resultado na página do NANO (data prorrogada)

07 de maio

envio do rider técnico das ações artísticas selecionadas

14 de maio

envio dos artigos completos para publicação nos anais do evento