Estudos Iniciais – Wearables

postado em: Blog, Processos | 0

Com o intuito de me familiarizar com os estudos propostos dentro do campo da wearable art, optei por construir um pequeno protótipo do modelo de pesquisa que gostaria de desenvolver.
Criei uma peça composta por luzes de LED sob um tecido de musseline branca.  Inicialmente costurei pequenas lâmpadas de LED em um tecido de algodão, que serve como base para toda a estrutura. As lâmpadas foram conectadas em paralelo, e são alimentadas por uma bateria de 9V.  Sobre este conjunto de tecido com lâmpadas, posicionei a musseline branca. Esta, por sua vez,  foi trabalhada por costura para que adquirisse um efeito de textura. O resultado foi uma peça que contém um relevo que remete ao formato de folhas, estas estruturas tornam difusa a luz presente sob o tecido.
A construção do modelo foi útil não apenas para me familiarizar com os aspectos técnicos tocantes à construção de wearables, mas também estimularam uma reflexão sobre o assunto. O mercado de produção de roupas e tecidos mudou muito durante o século XX, e hoje vive um momento historicamente inédito. Passou de um meio de produção tipicamente artesanal para um campo mais industrial e automatizado, com a tecnologia sempre exercendo influência sobre os novos modos de vestir.  Sabendo-se que as roupas são o reflexo de uma época,  a união entre a tecnologia e o vestir proposta por artistas ao redor do mundo não questiona apenas a relação entre o indivíduo e suas vestes. As construções que vêm sido desenvolvidas incitam um pensamento crítico sobre o momento que temos vivido como sociedade em meio à tantas mudanças estimuladas pela tecnologia.

Portanto, a peça construída busca refletir  uma união entre opostos: o tradicional e o novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *