Biônicos : Projeto Arduino

postado em: Blog | 1

Este é o primeiro post da série sobre conhecimentos básicos para montagem de objetos ou espaços interativos ligados à cultura digital.

No caso de hoje, falaremos um pouco sobre o que é um Arduino.

 

O que é Arduino?

Arduino é uma ferramenta popular, aberta e revolucionária, criada para perceber e responder mais ao mundo físico do que os computadores desktop são capazes de fazer. É uma plataforma de computação física open source (códigos-fonte abertos) baseado em uma placa de microcontrolador simples e um ambiente de desenvolvimento para escrever do software (programação) para o hardware (circuitos).
 
O Arduino pode ser utilizado para desenvolver objectos interactivos, instalações, jogos, etc, tendo entradas a partir de uma variedade de sensores ou interruptores, além do controle de uma variedade de luzes, motores e outras saídas físicas. Projetos com o Arduino podem ser isolados, ou eles podem se comunicar com  outros softwares rodando em seu computador (por exemplo, Javascript, Processing, MaxMSP, Puredata .) As placas podem ser montadas à mão ou compradas pré-montadas.  A IDE open-source pode ser baixado gratuitamente no site.

 

 site oficial do arduino: http://arduino.cc/

Vantagens do Arduino perante outros sistemas:

 

  • Barato – Placas Arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontroladores. A versão mais barata do módulo Arduino podem ser montados à mão, e até mesmo os módulos Arduino pré-montados custam em torno de R$ 100,00
  • Compatível – O software Arduino é executado em Windows, Macintosh OSX e sistemas operacionais Linux. A maioria dos sistemas de microcontroladores são limitados ao Windows.
  • Ambiente muito simples de programação – O ambiente de programação Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas suficientemente flexível para usuários avançados para aproveitar bem. Para os professores, muito convém mesclar com o ambiente de programação Processing, capaz de gerar gráficos interativos com o Arduino.
  • Software livre e Open source – O software Arduino é publicado como ferramentas de código aberto, disponível para a extensão por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas C + +, e as pessoas que querem entender os detalhes técnicos podem fazer o salto do Arduino para a linguagem de programação AVR C no qual ele se baseia. Da mesma forma , você pode adicionar código AVR-C diretamente em seus programas Arduino caso queira.
  • Hardware livre e Opensource– O Arduino é baseado em Atmel ATmega8 e ATMEGA168microcontroladores. Os planos para os módulos são publicados sob uma licença Creative Commons, os projetistas de circuitos tão experientes podem fazer a sua própria versão do módulo, estendê-lo e melhorá-lo. Usuários, mesmo relativamente inexperientes podem construir a versão protoboard do módulo, a fim de entender como ele funciona e economizar dinheiro.

O Grupo Biônicos e o Projeto Arduino:

 

 Cartazes interativos oficiais para o grupo Biônicos:

CHAMADA 01

http://chcl.webfactional.com/bionicos.html

 

 

CHAMADA  02 


http://chcl.webfactional.com/bionicos02.html

A Equipe Biônicos irá estabelecer atividades de iniciação em desenvolvimento de projetos com Arduino. Ainda com data da oficina a ser definida pelo grupo,  pretendemos abordar os seguintes tópicos:

Introdução ao Arduino

Uma rápida introdução à plataforma Arduino, falando um pouco de sua história e filosofia, ilustrada com alguns dos modelos mais populares e alguns shields.

Conhecendo o microcontrolador

Apresentação do microcontrolador ATMEGA 328 e com uma explicação simples sobre a estrutura interna do microcontrolador e sobre a utilidade de seus pinos.
O microcontrolador utilizado na atividade estará pré-programado com o bootloader do Arduino e o exemplo blink.

Montagem

Os participantes farão a montagem de um arduino básico na protoboard, baseados em um esquema fornecido.

Experiências

Os participantes utilizarão o led (e outros materiais)para observar o funcionamento básico dos pinos do microcontrolador.

Introdução à Programação 

Será feita uma rápida apresentação da IDE do Arduino e de conceitos básicos de programação, seguido de um treino coletivo de programação no formato “Coding Dojo”. (leia sobre esse formato em : http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/)

 

Deu vontade de participar? Contacte-nos!
nanolabmail@gmail.com

Deixe uma resposta