22 de novembro ao vivo. Acesso:

http://webconf2.rnp.br/nano

 

Simpósio Internacional e Laboratório Aberto de Pesquisa em Arte, Hibridação e Bio-Telemática

 

19 a 22 de novembro de 2013

Local: Sala Samira Mesquita (Salão Azul)

Av. Pedro Calmon, 550, Edifício da Reitoria, 1º Andar

Cidade Universitária, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

 

A 4º edição do HIPERORGÂNICOS – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE, HIBRIDAÇÃO E BIO-TELEMÁTICA conta com a participação da Escola de Musica que desenvolve juntamente com o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos – EBA/PPGAV/UFRJ, projeto de rede colaborativa intitulada A CONCHA – UFRJ, grupo interdisciplinar abrangendo docentes e pesquisadores de diversas unidades acadêmicas e programas de pós-graduação, tais como COPPE, Escola de Belas Artes, Escola de Comunicação, Escola de Música, Escola Politécnica e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O grupo foi formado a partir da proposta de construção de um recurso compartilhado, voltado para a pesquisa e a criação das artes e ciências do som, bem como suas relações com o audiovisual e as artes interativas. O evento conta ainda com a participação e apoio do Instituto Vila Lobos – Unirio para difusão sonora e do laboratório SMT- Sinais, Telecomunicações e Multimídia da Coppe – UFRJ, assim como colaborações com o Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen’s University – Belfast, o Laboratório de Creaciones Intermedia na Faculdade de Belas Artes em San Carlos, Valência – Espanha, a UFBA, UNB, UFJF, UFG, UFRB, USP, UNESP, UDESC, UFSM e artistas independentes. O evento recebe apoios institucionais da CAPES, FAPERJ, PR-3, PR-5 e CLA.

O HIPERORGÂNICOS:CONCHA/RESSONÂNCIAS é composto de dois momentos que incorporam: um Laboratório Aberto (OpenLab) e um seminário com palestras de pesquisadores convidados. O tripé conceitual que dá suporte ao evento HIPEROGÂNICOS é estruturado sobre os eixos investigativos: arte, hibridação e bio-telemática. O evento tem como foco o tema “RESSONÂNCIAS”. Tal conceito pretende atuar como catalisador dos diversos processos desenvolvidos pelos seus integrantes em suas respectivas pesquisas. Com base nesse conceito atividades e diálogos serão postos em prática durante o evento. “RESSONÂNCIAS” dá o tom temático das inter-relações entre artes visuais, musicais, tecnologia, ciência e natureza, que irão compor o cenário de eventos produzidos pelos artistas, professores, estudantes, investigadores, cientistas e o público que se reunirão durante 5 dias entre simpósio e laboratório aberto.

Como prática laboratorial, investiremos em três eixos de experimentação

Processos bio-telemáticos a partir da interconexão remota entre experimentos híbridos com plantas

Como base para essas experimentações , disporemos de terrário de plantas e jardim local monitorados via sensores de dados fisiológicos e ambientais como:  resposta galvânica em plantas, sensores de temperatura, umidade e luminosidade. Cada nó da rede disponibilizará e receberá alguns desses dados para construção de processos que serão mixados paar experiêncisa sonora e visual.

Modos de visualização de espaços telematicamente conectados

Esse trabalho terá como base o uso de câmeras IR para monitoramento de interações no terrário. O objetivo é permitir a visualização das interações no espaço em tempo real,  localmente  e através da rede.

Sonificação de processos telemáticos remotos

Trata-se da sonificação dos processos em curso durante o laboratório. Todas as dados numéricos das atividades do laboratório aberto serão distribuídos via servidor OSC local. Cada participante remoto terá acesso ao servidor para que envie e receba dados específicos para seus processos. NO último dia do evento é esperado uma orquestração dos processos com sonorização local e distribuída.

Experimentações artisticas

Artistas são convidados a intervir e participar. Em “Processos” estaremos postando um registro de algumas dessas intervenções.

Simpósio

O 4º Hiperorgânicos – Simpósio é proposto como fórum de discussões que visa refletir sobre o tema “Ressonâncias” no contexto das redes, assim como sobre os resultados práticos do Open Lab. O simpósio terá transmissão de vídeo em tempo real, contando com palestrantes locais e internacionais. Nesse simpósio de 1 dia (manhã e tarde), os palestrantes terão cerca de 10 a 15 minutos para apresentação de ideias relativas ao tema do evento, seguido de perguntas ao final de cada mesa.

Artistas participantes colaboradores

Rodrigo Cicchelli
Leonardo Fuks
Pedro Rebelo
Marcelo Carneiro
Deco Nascimento
Carlos Garcia Miragal
Tatiana Travisani
Luis Girão
Leslie Garcia
Pedro Bittencourt
Jarbas Jácome
Tania Fraga
Kiko Barreto
Cristina Amazonas
Jackson Marinho
Mikko Lipiäinen
Fernando Codevilla
Juliana Tobar
Paola Barreto
Rodrigo Rezende
Marcelo Carneiro
Leci Augusto
Cinthia Mendonça
Daniel Puig

Equipe NANO:

Joana Passi
Julia Valle
Barbara Castro
Marlus Araujo
Caio Cesar Cruz
Hend Karime Ayoub
Eduardo Lechner
Vanessa Pereira
Vinicius Lucena
Alana Santos
Patrick Dansa
Pedro Alvarez
Renato Baractho
Sidney Junior
Denis Zubieta
Tiago Rezende
Laura Basile
Letícia Maia
Jorge Gabriel Barros dos Santos

logoshiper4b copy

Mapa do local:

 


View Larger Map