OFICINA DE VÍDEO E WEB – Inscrições abertas

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CICLO DE OFICINAS – Período: 01/2013 

 

NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA 02/2013

TÍTULO: Videos e Web

DATA: 02-03/04/2013

HORÁRIO: 14-18h

LOCAL: NANO sala 618

INSCRIÇÕES : www.nano.eba.ufrj.br

Ministrantes: Prof. Dr Alberto Marinho Ribas Semeler e Maria Amélia Bulhões UFRGS

Coordenação: Professores Malu Fragoso (BAV) e Guto Nóbrega (BAF)

 

EMENTA:-Abordagem crítica do vídeo em sua trajetória histórica, cruzando com suas experiências na internet. Trabalho prático com formatos de vídeo para web, softwares e processos de transcodificação.

 

OBJETIVOS:- Apresentar uma perspectiva histórica do video enquanto suporte eletrônico, tecnológico e virtual que simultaneamente, herda  elementos de antigos meios e deixa seu legado nos novos meios.

 

PÚBLICO ALVO:Estudantes e pesquisadores de linguagens hibridas em video e web.

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas

 

PLANO DE ATIVIDADES:-       Apresentação de videoconferência pela professora Maria Amélia Bulhões discorrendo sobre sua pesquisa sobre web;-       Análise do vídeo em seu estado atual e de suas interfaces com outras mídias;-       Propor exercício prático com na produção de videos levando em conta sua relação com a web.

 

METODOLOGIA:-       Abordagem teórico-conceitual das interfaces e hibridizações do video com a internet;-       Exercício prático com edição de video e preparação do mesmo para web;-       Espaço de cor, uso de keyframes e formatos na transcodificação do vídeo para internet.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:- Análise dos trabalhos produzidos pelo grupo;- Auto-avaliação.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS:CIANCI, Philip J. HDTV and the Transition to Digital Broadcasting: understanding new television technologies. New York: Elsevier, 2007.COLSON, Richard. The Fundamentals of Digital Art.New York: Ava Book, 2007.DUBOIS, Philippe.  Cinema, Vídeo e Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.FULLER, Matthew. Software Studies  ⁄  A LexiconLondon: Leonardo Books, 2008.GIANNETTI, Cláudia. Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.LOVEJOY, Margot.  Digital Currents:art in the eletronic age. New York: Routledge, 2008.MACHADOArlindoA Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995.MACHADOArlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Editora Senac, 2003.MACHADOArlindoMáquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicasSão Paulo: EDUSP, 1999.MACHADOArlindoPré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MANOVICH, Lev. The Languague of New Media. London: MIT Press, 2001.

MANOVICH, LevUnderstanding Hybrid Media. In: HERTZ, Betti-Sue.  Animated Painting. San Diego: San Diego Museum of Art, 2007, p. 18-45.

MANOVICH, Lev.  Info-aesthetics Proposal. Disponível em: < http://www.manovich.net/>.  Acesso em Maio de 2009.

MANOVICH, Lev.  Software Takes Command. Disponível em: < http://www.manovich.net/ >. Acesso em Maio de 2009.

MANOVICH, LevLearning from Prada: the poetics of augmented space.  Disponível em: <http://www.manovich.net/ >. Acesso em Maio de 2009.

MAGOUN, Alexander B. Television:  the life story of a technology. Westport: Greenwood, 2007.

MARTIN, Silvia. Vídeo Art. Madrid: Taschen, 2006.

MÈREDIEU, Florence. Digital and Video Art.  Edinburgh: Chambers, 2005.

WEIBEL, Peter.  It is forbidden not to touch: some remarks on the (forgotten parts of the) history of interactivity and virtuallity. IN: OLIVER, Grau. Media art HistoriesLondon: MIT, 2007, p. 21-41.

PARFAIT, Françoise. Video: un art contemporaine. Paris: Editions du Regard, 2001.

POPPER, Frank.  From Tecnological to Virtual ArtLondon: The MIT Press, 2007.

POPPER, Frank.  Art of the Eelectronic AgeNew York: Thames & Hudson, 1997.

POPPER, Frank. Arte, Acción y Participación: el artista y la creatividad hoy. Madri: Akal, 1989.

YOUNGBLOOD, Gene. Expaded Cinema. Toronto: Dutton, 1974.

 

Workshop – Inscrições abertas

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COLLECTRON é uma plataforma para o conhecimento, um espaço híbrido e coletivo que permite a todas as pessoas, incluindo aquelas com necessidades especiais, partilhar informações e gerar conhecimento por meio de práticas artísticas, utilizando os seus próprios corpos como interfaces para aceder, manipular e trocar informações entre si. Esta plataforma permite a fácil integração de informações sobre eventos, locais de interesse ou qualquer outra informação, bem como, realizar as instalações/performances já pré-existentes, como o “Walking on Earth”, “Openning Reading Frames”, “Sound=Space Camera Based” e outras, tornando-as disponíveis ao público.

 

// Local 
Jardim Botânico – Galpão das Artes – Espaço Tom Jobim
// Datas 
20 de Março – manhã 10:30 – tarde 15:00
21 de Março – manhã 10:30 – tarde 15:00

Participantes – comunidade artística e académica- max.20p/sessão*
*duração de cada sessão: 45 minutos

Inscrições obrigatórias

Envie um email para o endereço abaixo com:
seu nome, contato, ocupação e instituição, demonstrando interesse em participar do workshop assim como o horário e data de sua preferência.
Caso sua solicitação seja aceita enviaremos um email de confirmação.

nanolabmail@gmail.com

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Organização: Artshare e Núcleo de Artes e Novos Organismos / UFRJ
Direção Artística: Luis Miguel Girão (artista transdisciplinar)
Facilitador / Orientador: Guto Nóbrega (artista e professor)
Produção: Márcia Mourato e Fabiana Valente
Técnica: Felipe Lourenço e Alonso de Lima Ramos
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COLLECTRON is a platform for knowledge, a hybrid and collective space that allows all people, including those with special needs, to share information and generate knowledge through artistic practices, using their own bodies as interfaces to access, manipulate and exchange information among themselves. This platform allows easy integration of information about events, places of interest or any other information, as well as the presentation of pre-existing installations / performances, such as “Walking on Earth”, “Opening Reading Frames”, “Sound = Space Camera Based” and others, making them available to the public.

 

// Local

Botanical Garden – Galpão das Artes – Espaço Tom Jobim

// Dates

March 20th – morning 10:30 – afternoon 15:00

March 21th – morning 10:30 – afternoon 15:00

 

Participants – artistic and academic community – maximum.20p/session*

* 45 minutes p/session

 

Registration Required

Send an email to the address bellow with:
Your name, contact, occupation, and institutional affiliation, showing your interest in taking part of the workshop, as well as the day and time of your preference.
In the case your application being accepted an email will be sent to you.

nanolabmail@gmail.com

 

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Organization: Artshare e Núcleo de Artes e Novos Organismos / UFRJ

Artistic Direction – Luis Miguel Girão (transdisciplinary artist)

Facilitator/Advisor – Guto Nóbrega (artist and professor)

Production – Márcia Mourato and Fabiana Valente

Technician – Felipe Lourenço and Alonso de Lima Ramos

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www.nano.eba.ufrj.br 

www.ppgav.eba.ufrj.br

www.jbrj.gov.br

 

 

Copyright © 2013 Artshare, All rights reserved.

19-21 de março – Collectron

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Em maio de 2013, previsto para semana de 18 a 22 de março, estaremos recebendo o pesqusador português Luis Girão e seu grupo para a realização do workshop Collectron no Brasil. Estaremos informando em breve os horários e local do evento. Serão também aberto as inscrições para participação. Até já.

Hip3rorgânicos

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O Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO[1],  coordenado pelos artistas Guto Nóbrega e Malu Fragoso, sediado na cidade do Rio de Janeiro, realizará  em outubro próximo o 3º HIPERORGÂNICOS – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM HIBRIDAÇÕES e ARTE TELEMÁTICA

Local: Salão Portinari do Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16 – Centro – RJ
Horário: de 9:00 às 17:00

 O evento tem caráter artístico/investigativo/acadêmico e está previsto para ocorrer entre os dias 16 a 19 de outubro. Será composto de dois momentos, sendo o primeiro, a realização de um Laboratório Aberto (OpenLab) e o segundo um seminário com palestras de convidados. Ambas atividades serão realizadas de forma presencial e remota, em videoconferência via sistema telemático, com o apoio da RNP – Rede Nacional de Pesquisa.

Trata-se da terceira edição da experiência agregadora de um laboratório aberto experimental e colaborativo que põem em prática projetos artísticos que integram arte, ciência e tecnologia a partir da ideia de hibridismo técno-artístico-biológico. Entende-se que a complexidade das questões abordadas, somada a potencialidade do desenvolvimento tecnológico (hardware e software) quando sintetizado em projetos/sistemas artísticos, exige que a experimentação seja compartilhada para que seja verdadeiramente compreendida.

A proposta esta voltada para importância de se divulgar por meio de debates públicos e colaborações artísticas postas em prática junto ao público de estudos específicos a respeito das relações que surgem entre homens, máquinas inteligentes, o universo tecnológico contemporâneo e a “natureza” constituída a partir dessas relações. Situação esta que se justifica pela onipresença de produtos multimídia resultante da ubiquidade das ferramentas e/ou dispositivos tecnológicos computacionais, pelo crescente numero de teorias e estudos sobre “novas” estéticas e “novas” formas de interação humano/máquina-obra/público, pelos caminhos entrelaçados entre arte e ciência, dentre outras motivações.

Hiperorgânicos III abre a discussão a partir do ponto de vista do artista pesquisador, com enfoque nos processos de criação e nas referencias ou fontes inovadoras de conhecimento. Também investe em questões de ecologia, inclusive ecologia humana, e na possibilidade de surgimento de uma nova consciência a partir da imersão e experimentação criativa nos ambientes cibernéticos. É colocando em prática que os sistemas se interconectam, que as dificuldades que se apresentam são superadas, e que as parcerias se concretizam.

Este é portanto um evento de formato híbrido (teórico/prático, artístico/acadêmico) que discute ideias e põe em prática as mesmas de forma experimental e investigativa, onde a discussão se faz a partir da experiência, e esta, por sua vez, se realiza pela possibilidade de diálogos, trocas de conhecimentos e compartilhamento de processos e procedimentos criativos

A comissão organizadora é composta pelos artistas pesquisadores Guto Nóbrega e Malu Fragoso, professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, com a colaboração dos artistas Ivan Henriques, Tânia Fraga, Marlus Araujo,  Adriano Belisário, Nuvem- Estação Rural de Arte e Tecnologia dentre outros que participaram da primeira e/ou segunda edição do evento. Hiperorgânicos III já tem o apoio da FAPERJ para a realização do seminário.

Entre oconceitos abortados se encontram: o futuro (reinvenção) do meio ambiente; aceleração das mutações tecnocientíficas; o uso de recursos naturais; qual o lugar das hibridações entre organismos naturais e artificiais no futuro imediato?; sustentabilidade  [2]; transculturalidade.

Como tema central será abordado a noção de ecologia híbrida, tendo como base hibridações entre organismos naturais e artificiais e a telemática.

OpenLAb

Consiste em encontro imersivo (manhã e tarde) entre artistas-pesquisadores em sistema de laboratório aberto (OpenLAb) de base telemática. Tem por objetivo, através de metodologia dialógica e processual, o intercâmbio de experimentos em baixa e alta tecnologias,  focados na construção de um modelo hiperorgânico que integre em seu corpo práticas da:

• Hibridação: interface entre organismos naturais (plantas) e artificiais.

• Robótica : experimentos com microcontroladores programáveis (arduino) e mecatrônica básica.

• Música: Sonificação das experiências criadas no lab. (PD, conectividade via jacktrip e OSC com demais pontos).

• Visualização de Dados: Processing, OSC.

• Performance: (movimento assistido por kinetic ).

O HIPERORGÂNICOS – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM HIBRIDAÇÕES e ARTE TELEMÁTICA é proposto como fórum de discussões que visa refletir sobre os resultados práticos do OpenLab e apresentações temáticas individuais. O simpósio terá transmissão de vídeo em tempo real, contando com palestrantes locais e internacionais. A dinâmica será formatada em três mesas cujos palestrantes terão cerca de dez minutos para apresentação de idéias relativas ao tema do evento, seguido de sessenta minutos para perguntas e diálogo com o público.

O Simpósio abordará questões com base em três eixos temáticos: tecnologia, poética e política. O mesmo será composto de quatro mesas, abertura inclusive, que serão organizadas de forma a privilegiar o debate. Assim sendo, cada convidado terá dez minutos para se apresentar e desenvolver brevemente o tema da sua mesa. Em seguida os moderadores coordenarão as discussões com contribuições do público presente.

Oficina da plataforma Arthron

Coordenação: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Dynavídeo.

Arthron é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a execução de performances artísticas que utilizam representações midiáticas e o compartilhamento de espaços reais e virtuais em tempo real. Tem como principal funcionalidade oferecer ao usuário uma interface simples para manipulação de diferentes fontes e fluxos de mídia (áudio e vídeo) simultâneos. Dessa forma, o usuário pode remotamente configurar o formato de apresentação e programar a exibição no tempo (quando apresentar?) e no espaço (onde apresentar?) dos fluxos de mídia em um evento.

Esta oficina dá continuidade ao levantamento de requisitos iniciado em 2011, no Festival da Cultura Digital, quando artistas e produtores apresentaram suas primeiras propostas para aprimoramento da plataforma. Durante o OpenLab do Hiperôrgânicos serão apresentadas novas funcionalidades da plataforma e sua integração com o PureData (Pd) e o Jacktrip.

Node Salvador/Bahia

Desde o Hiperorgânicos 2, realizado em junho de 2012, o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas – GP Poética – IHAC/UFBA estabeleceu um ponto remoto de participação no evento, com atividades realizadas em Salvador na sala do GP Poética – veja aqui um vídeo. Durante a terceira edição, teremos novamente um node do evento em Salvador, com programação local e conexão em tempo integral com as atividades do Rio de Janeiro, inclusive com sala de webconferência para participação no Simpósio de encerramento (dia 19/10).

Artistas de todas as linguagens, pesquisadores/estudantes e interessados em arte com mediação tecnológica, telemática, tecnologias livres, robótica, organismos híbridos, gambiarras e assuntos afins estão convidados a participar das nossas atividades, que novamente ocorrerão na sala do GP Poética (UFBA – IHAC – PAF IV – Sala 201). Teremos um hacklab funcionando durante todo o evento, e também performances, apresentações de ferramentas para arte digital e experimentos abertos.

http://hiperorganicossalvador.wordpress.com

 


[1] NANO é um núcleo laboratorial de pesquisa em arte, ciência e tecnologia, criado em 2010 pelo artista Guto Nóbrega e esta vinculado a linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

[2] Estes conceitos tem sido trabalhados por nosso colaborador, o artista Ivan Henriques em seu e-book Oritur (Henriques, Ivan. E-book Oritur, 2011)

Ecologia Híbrida

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Workshop apresentado no e-Learning Café da Universidade do Porto – Portugal

7 e 8 Dezembro de 2011, 10h-18h, e-learning café da Universidade do Porto

com Guto Nóbrega

O workshop Ecologia Híbrida trata da relação entre as plantas e sistemas artificiais com base numa experiência prática e teórica. O artista, professor e investigador Guto Nóbrega apresentará uma breve introdução ao uso de plantas no contexto da arte e seus precedentes históricos, acompanhado da montagem, de uma interface básica para uso de plantas como sensores orgânicos para interfaces híbridas. O workshop dividido em duas partes, num primeiro momento com uma breve apresentação teórica sobre o tópico seguido de montagem electrónica de um shield para Arduino. No segundo dia o shield será utilizado em conjunto com Arduino e outras interfaces para produção de uma experiência sonora.
GUTONOBREGA.CO.UK | VIMEO | FLICKR


Uma organização

“Frágil” no: Desafios da Arte em Rede – MAM – RJ

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Prezados, é com orgulho que informo que o trabalho telemático desenvolvido ao longo de 2011 no NANO, cujo processo envolveu a criação do robô HA (hiperorganismo antropofágico), será parte do evento “Desafios da Arte em Rede” no MAM-RJ. Acabo de retornar de São Paulo onde apresentamos uma prévia do espetáculo no SESC IPIRANGA. O trabalho consiste em uma performance telemática envolvendo grupos artísticos da UFBA e UFC. Para tal evento desenvolvemos três wearables (interfaces vestíveis) dedicados ao monitoramento sonoro e respiração corporal e vibracão. As vestes comunicam entre si e com o robô através de protocolo OSC, e transmissão de dados sem fio via tecnologia xBee. Fluxos de imagem e som serão transmitidos e recebidos entre Rio e Fortaleza. Contaremos com o apopio da RNP para este evento e patrocínio da VIVO Lab.

Abaixo segue link para vimeo e flickr com algums imagens do trabalho, ainda em andamento.
http://www.flickr.com/photos/gutonobrega/sets/72157628145557924/

 

 

Processos Abertos – Luis Miguel Girão

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Luis Miguel Girão é artista transdisciplinar e investigador na aplicação da tecnologia como ferramenta para expressão artística, atualmente centrado no bioeletromagnetismo. Em 2007, foi premiado com a Bolsa Ernesto Souza. Com Gehlhaar e Paulo Maria Rodrigues, criou o UnoDuoTrio ensemble e desenvolveu o projeto CyberLieder. Fundou a Artshare, uma empresa de investigação art tech e que colabora com diversos artistas e instituições como a Casa da Música – Porto, iDAT – Plymouth(UK) e a Companhia de Música Teatral – Lisboa. Foi curador assistente e diretor técnico do Laboratório de Arte Eletrônica na Bienal Internacional de Cerveira e colaborou com a Academia das Artes Digitais do Programa Aveiro Digital. Colaborou com diversos artistas e o seu trabalho foi apresentado em países como EUA, Canadá, Alemanha, Dinamarca e China. É doutorando investigador no Planetary Collegium; bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia(FCT) e do CESEM, Univ=ersidade Nova Lisboa.

Dialogos Transdisciplinares – Alberto Pucheu e Roberto Correa dos Santos

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Mediação: Paula Scamparini

“… Das narrativas à auto-paisagem: palavra e imagem enquanto pensar-fazer artístico”

Do acaso às ‘experienciações direcionadas’, a prática artística exercita-se no encadear cotidiano do fazer e do pensar arte. Transversalmente às narrativas que formaram muito da concepção de arte através da história da arte, a integração já detonada e em prática entre as formas de produzir arte trazem questionamentos que retornam à narrativa, porém desta vez enquanto ela mesma matéria para a construção artística.

Por crer que a compreensão humana de mundo, à primeira vista e sempre adquirida sobretudo pelo ‘ver o mundo,’ seja apreendida também pelo processo de construção que a linguagem nos lega, os processos narrativos se fazem naturais no pensar-arte. O processo de construção em narrativa indica o interesse artístico na formulação que, uma vez apreendido o mundo em imagem, experienciações reverberam-se em aprendizado, ou seja, transformam-se, através de afetos, em memória.

As narrativas, porém, trazem consigo algo duma relação explícita do processo-arte com o próprio ser-artista, e deixam ver a intimidade desta construção. É através da observação dos percursos e experiências do artista, que emergem no fazer artístico formas narrativas visuais e textuais, entrecruzadas ao processo de perceber mundo e do pensar-fazer arte. A arte como vida ou a vida como obra de arte, guardadas suas especificidades, tornam-se mais visíveis e a figura do artista emerge muitas vezes enquanto retratado.

Propomos pensar, porém, a materialidade deste possível retrato, que se forma enquanto corpo não representativo, através das experiências que este corpo como um todo vivencia. Assim , ao que entendemos, são as ‘paisagens experienciadas’ em ‘apreensão cotidiana de mundo’ que compõem a matéria prima deste fazer. Fazer que propõe uma construção processual do que nomearemos aqui ‘auto-paisagens’, formuladas a partir das narrativas alongadas em palavra e imagem.

Assim, partindo da proposição de que somos formados por nossas próprias paisagens, adquiridas através do acúmulo de vivências-experiências, deseja-se discutir nesta mesa a prática artística dedicada à construção de narrativas, e seus possíveis desdobramentos em auto-retrato, ou auto-paisagem, passando por questões que dialoguem com o processo de pensamento descrito, e que nos enriqueçam em conceitos, aprendizado e, sobretudo, experiência.

…………….

Alberto Pucheu

poeta e professor de Teoria Literária da UFRJ (pesquisador do CNPq) autor de diversos livros de poesia e teoria, sendo o mais recente A fronteira desguarnecida (poesia reunida 1993-2007), e Pelo colorido, para além do cinzento – A literatura e seus entornos interventivos , ambos pela Azougue Editorial, 2007

Roberto Correa dos Santos

professor de Teoria da Arte do Instituto de Artes da UERJ, publicou livros diversos relativos ao fazer artístico contemporâneo, sendo o mais recente, de 2011, publicado pela Editora Circuito, em parceria com Renato Rezende: No contemporâneo: arte e escritura expandidas.

Paula Scamparini

Doutoranda em Poéticas Interdisciplinares, com Mestrado em historia da arte na mesma instituição e Graduada em artes pela Unicamp.

Ecotelemedia Global Networks

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otelemedia Global Networks

The aesthetics of global connectivity: exploring design strategies and networked technologies of distributed sites through artistic processes.

The project is an explorative investigation of the aesthetics of global connectivity. The aesthetic approach is a way to explore possibilities in technologically mediated relationships, which then inform the development of consistent models that correlate between the participatory experience, the compositional strategies, and the technological design. The offline/online workshops enable an exploration through developing prototypes and staging events, which involve the total communicational complexity of the integrated platform as the artistic medium.

The research network is established expecting that researchers at IT University Copenhagen, Federal University of Rio de Janeiro, and Central Conservatory of Music Beijing will complement each other in the interdisciplinary research into globally connected performance activities. The workshops will include the participation of a wider selection of researchers, using the events to introduce related institutions and individuals to the project themes. The network project includes three workshops on-site at the respective collaborators, and a continuous process of online collaboration.

Research area and scientifc focus
We want to initiate a close research collaboration focusing on global collaborative practices related to the design of explorative artistic platforms, connecting Danish researchers with researchers from China and Brazil. The collaborators shared approach is based on methods of integrated design, which, through artistic exploration, drive technological prototyping processes involving a range of hybrid technologies. The chosen partners contribute with methods and aesthetic concepts from radically different fields and position (performance/narrativation, organic/artificial symbiosis, music/acoustics), which is intended to form a vigorous interdisciplinary collaboration through concrete explorative workshop events.

The intended research takes the perspective of a hybrid ecology of networked communication. We will utilise experiential and situational methods of analysis, and develop narrative models of the semiosis operations embedded in the technological mediation. The prototype events will be generated to situate engaged participants, viewing the totality of the integrated ecology of online and offline communication as staged aesthetic events. The network project will seek to identify a common ground by transfer of methods and aesthetic paradigms, and engage further fields of expertise through each of our local interdisciplinary networks of collaborators. The workshops will develop explorative prototypes for robotic, performative, and acoustic interfacing, which will be installed at all sites and form the base for online research events.

Dialogos Transdisciplinares – Mauro Sá Rego Costa e Maria Luiza Fragoso

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Mediação: Marcelo Wasem

Marcelo Wasem é doutorando no Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais da UFRJ, pesquisando as relações entre arte pública, jogo e paisagem sonora. Possui graduação em Design – habilitação Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Pública de Novo Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: processos colaborativos, arte relacional, espaço público, escultura, meios alternativos de comunicação, projetos interdisciplinares e relações entre música e ruído.

Diálogos Transdisciplinares – Manuel A. de Castro e Celso Guimarães

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Mediação: Leandro Moreira furtado

“… pois Pensar e Fazer também pertencem conjuntamente numa Reciprocidade”

Da sentença III do pensador originário (Parmênides de Eleia, hoje Vélia, na Itália, cerca de 530-460 a. C.) muito se ouviu falar: “Pensar e Ser são o mesmo”. Numa outra tradução possível e por maior proximidade também se pode interpretar como: “Percepção e Ser se pertencem conjuntamente numa Reciprocidade”. Tentaremos neste Diálogo abordar duas outras questões, primordiais para o todo artístico: Pensar e Fazer. Portanto, assim como em Parmênides, também essas questões não se podem conceber nem entender separadamente. Tratamos aqui de um revisitamento daquilo que hoje se dispõe separadamente e, por isto, se tornou confuso. Questões como o Fotografar e Sentido são inerentes à Arte na atualidade (e sempre), gerando, portanto, aberturas. Outras questões como praxis, poiesis e interdsciplinaridade (o “entre” das disciplinas) também se farão presentes nesta mesa sobre Diálogos. Enfim um pequeno, porém básico do que se pensou e do que se entende atualmente nesta esfera, círculo da arte.Aqui, este semeário (Seminário) é instância (Posição) que se propõe a dispor uma semente que, ao brotar, faça germinar frutos. Com isto, aqui se pretende um Lugar de abertura e não de de-cisões, de questões e não de-finições: Diálogos.

………………..

Manuel Antônio de Castro (CONVIDADO EXTERNO)

Nasceu em março de 1941, em Portugal. Em 1952 emigrou para o Brasil. Em Minas Gerais – cursou ensino médio com os frades franciscanos. De 1962 a 1964 fez o curso de filosofia no Rio Grande do Sul, tendo como professor Dom Cláudio Hummes. Sai e faz o curso português-francês, terminado em 1969. Convidado pelo prof. Eduardo Portella, torna-se professor da UFRJ em 1970. De 1971 a 1973 faz o Mestrado e se torna Mestre, com a Dissertação: O homem provisório no grande ser-tão. Uma leitura de Grande Sertão: veredas. Em 1976 faz concurso para Assistente na UFRJ. Em 1975 inicia o doutorado e com a tese O acontecer Poético – a história literária obtém o título de Doutor em Letras. Por concurso,em 1998, se torna Titular de Poética, dando continuidade à sua travessia. Suas pesquisas e publicações desenvolvem uma Poética da Poiesis, voltada para a integração de Pensamento e Poesia. Leciona nos Cursos de Pós-Graduação e orienta Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado no Programa de Ciência da Literatura, na Área de Poética, da Faculdade de Letras da UFRJ.

Celso Pereira Guimarães

Possui graduação em Visuelle Kommunikation – Universitaet Essen-Gesamthochschule (Folkwangschule fuer Gestaltung) (1976), mestrado em Kommunikationsdesign – Bergische Universität Wuppertal (1991) e doutorado pela COPPE-UFRJ na área de Computação de Alto Desempenho com pesquisa e Tese enfatizando a “Realidade Virtual e a Visualidade na Imagem”. Professor Associado da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no Curso de Comunicação Visual Design da EBA-UFRJ. Área de atuação: Experimentação e Criação digital, projetos em Informação Design, em Foto-Design e no campo da Historia do Design. Desenvolve a linha de pesquisa sob o tema “A Interface Arte e Imagem na Comunicação Visual”. Design de Interiores da FAAL em Limeira, São Paulo.

Leandro Moreira Furtado

Artista-Pesquisador e Professor em Ateliers, Oficinas e demais instituições. Graduação em Artes e Especialização em “Artes, Cultura Visual e Comunicação” pelo Instituto de Artes e Design (UFJF, MG). Título de Mestrado e em Doutoramento pela linha “Poéticas Interdisciplinares” do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRJ, RJ). Foi Professor do Instituto de Artes e Design e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFJF, MG), Faculdade de Comunicação (UNIPAC, MG) e dos Cursos de Graduação em Pintura e em Desenho Industrial da Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ, RJ). Tem experiência na área de Artes Plásticas e Visuais e atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Physis e Poiesis da Obra e Imagem de Arte.

Ecotelemedia – Workshop em telemática

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Nesse workshop criamos uma sistema com base numa lanterna japonesa, LEDs e ventilador para computador para simular um hiperorganismo que se contrai e expande de acordo com interações numa planta e via rede.

Após os testes tivemos uma manhã de trocas telemáticas no qual variáveis numéricas desse sistema foram enviadas para a Dinamarca e China via OSC. Foram também utilizados comandos via jacktrip para envio e recebimento de audio com a China. Este trabalho será documentado em artigo posteriormente.

Sketch

Testes iniciais

Ecotelemedia - Testes luz e movimento - gambiarra

 

Simpósio Internacional Telemediações

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Data: 26/04

Horário: das 9:00 às 17:00
Local: Auditório da Escola de Belas Artes – UFRJ
Avenida Pedro Calmon, 550 – sala 614
6º andar, Prédio da Reitoria
Cidade Universitária. Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21941-590

Programação

9:00 –> 9:30: Abertura
Diretor da Escola de Belas Artes – Professor Dr. Carlos Terra
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – EBA/UFRJ – Professora Dra. Maria Cristina Volpi

Mesário –> Maria Luiza Fragoso

9:35 –> 9:50: Kjell Yngve Petersen
A estética da conectividade global: explorando estratégias de design e tecnologias em rede de locais distribuídos pelos processos artísticos

9:55 –> 10:10: Guto Nóbrega
Afetos hiperorgânicos

10:15 –> 10:30: Kenneth Fields
Artmesh

10:30 –> 11:00: Debate

11:00 –> 11:15: Intervalo

Mesário –> Tadeu Capistrano

11:15 –> 11:30: Maria Luiza Fragoso
REDE: arte computacional em ambiente telemático

11:35 –> 11:50: Mie Nørgaard
Explorando a estranheza: Entendendo as qualidades do design de máquinas curiosas

11:50 –> 12:20: Debate

12:20 –> 13:30: Almoço

Mesário –> Ivani Santana

13:30 –> 13:45: Bruce Gremo
O que significa presença na Tele-presença?

13:50 –> 14:05: Tadeu Capistrano
Arte, tecnologia e biopoder: conexões entre experimentação estética e ações políticas

14:10 –> 14:25: Katia Maciel
A presença como forma nas cine instalações contemporâneas

14:25 –> 14:55: Debate

14:55 –> 15:10: Intervalo

Mesário –> Guto Nóbrega

15:10 –> 15:25: Ivani Santana
Experimentos em Dança e Performance Telemática

15:30 –> 15:45: Thomas Pederson
Interação móvel humanos-computador em realidade mista – As perspectivas artísticas podem contribuir para a engenharia?

15:50 –> 16:05: Bjarki Valtysson
Autoria colaborativa e estética em culturas em rede – O caso do ccMixter.

16:05 –> 16:35: Debate

16:35 –> 17:00: Término

Toante Kaimbé – Exposição EmMeio III

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Grupo REDE

Toante Kaimbé – Exposição EmMeio III

 

Exposição realizada por ocasião do #9.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia – Museu da República – Brasília DF, 2010

Título: Toante Kaimbé

Autores: Maria Luiza Fragoso e Grupo Rede 2010: Caio Cruz (UFRJ), Dennys Mitihey Ando (UFRJ), Josinaldo da Silva (UnB), Sully Ceccopieri (UFRJ), Ricardo Cortaz (UFRJ)

 

Especificações técnicas: Hardware – sistema computacional multimídia, projetor multimídia, placa Arduino com sensores, caixas de som, DVD layer, mandiocas; Software – Processing, Aftereffects, Premiere, windows XP; espaço físico da instalação –   mezanino no Museu da República, elevador.

 

Toante Kaimbé é uma instalação multimídia interativa criada em três etapas: a captura das , sons e  vídeos durante pesquisa de campo junto ao povo Kaimbé, Bahia; seleção e edição desse material; concepção e montagem de instalação multimídia interativa. A instalação foi projetada para experimentar as possibilidades de interação utilizando placas Arduino com sensores atuando em Processing. A concepção visual está calcada na construção das imagens em camadas que cria a sensação de profundidade e movimento. A sensação de profundidade das fotos em movimento é reforçada na montagem das projeções, também em camadas, sobre laminados impressos com retículas coloridas.  A sensação é de leveza, de múltiplos planos e de movimentos sincronizados variados. Buscamos nessas experimentações provocar deslocamentos de espaço e de tempo ao dialogar com o universo simbólico e mítico da cultura Potiguara reforçando elementos ritualísticos tradicionais. O diálogo é proposto de forma sutil e metafórica. O publico poderá interagir com as imagens e sons também de forma sutil e metafórica.

Processos Abertos – Anaisa Franco

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Anaisa Franco, 1981. Trabalha como artista. Desde 2006 ela tem desenvolvido trabalhos em Medialabs e residências em Instituições como Medialab PRADO, MECAD-ESDi, MIS, HANGAR e TAV Taipei Artist Village. Ela tem exibido internacionalmente em exposições como 5th Seoul International Media Art Bienalle em Seoul na Korea, Vision Play no Medialab Prado, Espanha. Sonarmática no CCCB em Barcelona, FILE e Mostra LABMIS em Sao Paulo, Fusion Folks em Taipei, SLOW no Plymouth Art Centre na Inglaterra, entre muitas outras.É mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth na Inglaterra, financiada pela Bolsa Alban e Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP em São Paulo.Ela cria esculturas robóticas que interconectam o físico com o digital, re-significando conceitos da psicologia, ela proporciona sonhos, comportamentos, imaginações e sentimentos para as esculturas.