OCTOPUS: Principais referências

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1: Alice Haldenwang – Telepathy 2012 – 2112

Telepathy  2012 – 2112 é uma série de videoartes com conceitos muito semelhantes aos da pesquisa, por lidar com a relação de empatia, emoção, cognição etc. Os protagonistas dos vídeos são recipientes de vidro soprado: capacetes, jarros etc. O objetivo deles no conceito é serem instrumentos de comunicação telepática. Cada vídeo conta com o significado de características cognitivas e relações interpessoais. Além disso, a estética de um objeto translúcido e formas orgânicas é algo que me interessa.

2022 – Telepathy 101 – Equilibrium Cord (empatia, equilíbrio)

2042 – Animal Telepathy – Instinct Speaker (intuição)

2052 – Telepathic Love – The Voluptuous (amor, ecxitação)

2072 – Telepathic Taste – The Original (sensações, sentidos)

2092 – Telepathic Lunch – The Tasty Though (raiva, discordia)

2112 – Telepathic Death – Memorial Vase (memória, saudade)

 

2: Sephora – Sensorium

Sephora, marca de cosméticos francesa, propôs uma exposição bastante parecida com a proposta da pesquisa. Sensorium é um ambiente imersivo, que tem o objetivo de provocar sensações através da sinestesia, usando como gatilhos a visão, a audição e o olfato.

É uma série de vídeos, cada um correspondente à uma fragrância. Quando o usuário toca o dispositivo, ele ativa o perfume e o vídeo correspondente a determinada sensação.

Sephora Sensorium – The Lucid Dream of Hope

Sephora Sensorium – The Lucid Dream of Creation

Sephora Sensorium – The Lucid Dream of Floating

Sephora Sensorium – The Lucid Dream of Wonder

 

3: Hyungkoo Lee – The Objectuals

Todas as obras de Lee misturam a real com o fantasioso, ele cria muitos híbridos. Sua estética mistura fósseis animais, personagens fictícios, anatomia humana, todos com uma pegada futurista. ‘The Objectuals’ são capacetes de vidro com lentes em seu interior a fim de distorcer o rosto do usuário. A questão do objeto translúcido, a mistura de outros materiais e a ideia de distorção, são características interessantes de serem aproveitadas.

 

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4: KISD – ASMR

O departamento de Imagem & Motion da KISD (Köln International School of Design) fez uma série ASMR com o propósito de estudar o processo sinestésico que este estilo de vídeo proporciona. Ao todo, são cinco videoartes, cada um feito a partir de um conceito e técnica diferente.
Porém, pessoalmente, nem todos os vídeos fizeram o efeito relaxamento, alguns deles causaram outras sensações como o desconforto, aflição e ansiedade.

ASMR KISD: AWAKE (ansiedade)

ASMR KISD: Deliverance (aflição)

ASMR KISD: Atlantis (claustrofobia, desespero)

ASMR KISD: Submerge (relaxamento)

ASMR KISD: THE BOX (ansiedade)

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