Proposta retinógrafo

postado em: Blog, Processos | 0

retinopatia

 

Um aparelho que acopla na câmera do celular e faz um leitura da retina gerando imagens que são decifradas para o entendimento de leigos.

O público alvo: Pessoas com alta miopia, recém operados e  outros  que tenham qualquer doença ou deficiência que tenha o risco de descolamento de retina.

Objetivo:

-Evitar o descolamento de retina

-Aumentar a qualidade de vida do paciente

-Deixar o paciente viver mais tranquilo

O porque do projeto?

-Um descolamento de retina pode acontecer devido a um soco no olho, impactos, bolada, coçar o olho ou até mesmo sem motivo algum.

-Uma pessoa com risco de descolamento fica sempre apreensiva sem saber se sua retina pode estar descolando ou não.

-As vezes um paciente com filhos pequenos viaja e sem querer um filho joga um brinquedo no olho. Como saber se tem risco ou não ? A pessoa para a viagem e corre para o médico para descobrir ? e se essa pessoa estiver em um outro país? tudo fica mais difícil certo ?

-Um rasgo ou um furo na retina pode ser tratado e evitar um descolamento e as vezes não tem sintomas.

-Não tem como o paciente ficar indo no médico toda hora pois o plano não permite e o sistema de saúde público também é complicado.

O produto em si:

O produto consiste em um aparelho de fácil manuseio que deve ser acoplado no celular para ler a retina do paciente. As imagens são geradas através de um aplicativo que traduz as imagens dizendo ao paciente se ele tem ou não que procurar um médico.

Do Tipo:

tela verde significa que Não (olho bom)

tela vermelha significa que sim ( Retina com algo anormal).

Penso que para iniciar o uso do aplicativo o paciente deve fotografar o olho para que essa imagem sirva de base de comparação para o sistema.

O que já foi feito por ai ?

Ex alunos da USP fizeram exatamente um aparelho que é acoplado no celular para ler a retina a diferença é que ele serve para o Médico. Apenas especialistas podem utiliza-lo e a imagem gerada é igual a do exame, ou seja só o oftalmologista vai entender. Eu quero alguma coisa que atenda o público em geral pelos motivos citados acima.

abaixo segue o link da pesquisa da USP:

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/10/ex-alunos-da-usp-criam-aparelho-que-usa-smartphone-para-exame-de-retina.html

Deixe uma resposta